A DENTISTA

Vc tem medo de dentista???




Uma das coisas que mais ouço no consultório:
-Eu odeio dentista!!!
Sério!!! Assim na primeira consulta!!!
Eu sinto vontade de sair voando pela janela!!!
-O que é isso?? Pergunto ao paciente.
-Vc me odeia???
Daí ele tenta ajeitar a conversa e hummm:
- Não!!! A senhora eu não odeio não!! 
Eu detesto é dentista!!!


Isso acontece sempre!!!


Racionalmente eu entendo o que meu paciente quer dizer.
Eu sou o estereótipo de todos os dentistas que já passaram por sua boca!!!
Eu sou o motorzinho, o barulho do motorzinho, eu sou a agulha da anestesia, eu sou a bochecha anestesiada depois da consulta, eu sou aquela noite que ele não dormiu com dor de dente!!!
Eu sou o mistério da sala de espera!!!
Eu sou a síndrome do jaleco branco!
Eu sou a representação de tudo que o apavora em um consultório!!!


Então eu retomo o diálogo mais ou menos assim:
-Entenda, vc não detesta o barulho do motorzinho, o que de fato vc detesta,  é quando vc não é anestesiado adequadamente.
-Vc não tem medo de anestesia, vc não gosta quando te anestesiam sem antes ser usado o anestésico tópico, mais conhecido como xilocaína.
-Vc sente ansiedade antes da consulta  é porque vc tem medo de sentir dor novamente!
-Vc não odeia dentista!
-Vc odeia é sentir dor!
-Estou aqui para te ajudar!
-Quero fazer com que seu tratamento seja o menos incômodo e o mais prazeroso possível,
embora não estejamos fazendo nenhum piquenique!
-Então, vamos fazer o exercício de esquecer tudo o que já passou, atendimentos que causaram traumas.
-E aos poucos vc vai adquirir confiança em mim, e verá que eu não sou nenhum bicho de sete cabeças!!!!


Pra completar dou aquele meu sorriso e pergunto:
-Eu não sou tão feia assim, sou?!!


Depois desse papo, que eu chamo de 'quebra gelo', o paciente começa a se sentir mais seguro e em algumas consultas consigo tratar das suas necessidades odontológicas e da fobia também!
Vitória!!!!!!!!!!!!!
É um trabalho árduo e contínuo e a cada consulta vamos derrubando as fortalezas do inconsciente!!
Freud explica!!


E vc tem medo de dentista???