A DENTISTA

Seu filho tem medo de dentista?

ORIENTAÇÃO AOS PAIS E ACOMPANHANTES


   Para conseguirmos o êxito que desejamos no tratamento do seu filho, muito dependemos de sua cooperação. Você, seu filho e eu, devemos trabalhar juntos e em harmonia.
As indicações que se seguem visam conseguir o clima propício.

1. Não se inquiete se  seu filho chora. O choro é uma forma normal de reação da criança ante situações desconhecidas ou temidas. Não lhe diga que não deve chorar; seu filho é uma criança e pode estar muito assustado. Respeite o seu temor. Trataremos de aliviá-lo e fazer com que naturalmente perca o medo.

2. Não se inquiete se a reação de seu filho for ainda mais violenta; sem dúvida ele terá algum motivo. Sempre haverá métodos para resolver o problema odontológico.

3. Nunca o engane. Diga-lhe que vai levá-lo ao dentista. Faça-o compreender que vai visitar uma pessoa que o quer como amigo. Explique-lhe que o dentista, como o médico, como o professor, são pessoas que se preocupam com a sua saúde física e mental. Estudaram para isso e empregam seus conhecimentos para o seu bem-estar.

4. Se você lhe prometeu algum presente para melhorar a sua conduta, não inclua o dentista nessas promessas; seria prejudicial para o bom andamento dos serviços.

5. Deixe a criança expressar sua curiosidade por tudo que houver no consultório. O dentista terá prazer em explicar-lhe, e aclarar sua dúvida; mas somente o dentista deverá prestar tais esclarecimentos.

6. Controle seu temores. Evite, em presença de seu filho, relatar coisas desagradáveis e não permita que outros o façam. Existem palavras que assustam e é necessário evitá-las.

7. A melhor situação no tratamento se alcança quando a criança está só no consultório, o que conseguiremos paulatinamente. Favoreça-o com sua atitude e confie no dentista.

8. Enquanto você acompanha seu filho no consultório, procure não interferir na conversação entre ele e o dentista. A criança se confunde quando várias pessoas falam ou recebe indicações de vários lados, podendo ou não atender a nenhum. Evite que várias pessoas acompanhem seu filho.

9. Permita que seu filho se desenvolva só. Seguramente ele o conseguirá.

Fonte: 
Toledo
Odontopediatria
Fundamentos para a prática clínica