A DENTISTA

TÓRUS, o que é isso???




"Tórus", assunto que tem me acompanhado nos últimos dias.
Dois pacientes em uma semana.
Pensei em esclarecer esse assunto causador de muita preocupação nos pacientes, muitas vezes por falta de informação.

"Tórus mandibularis é um crescimento ósseo na mandíbula, ao longo da superfície mais próxima à língua. Estão habitualmente presentes perto aos pré-molares. Em noventa por cento dos casos, há um toro em ambos os lados.
A prevalência da mandíbula varia entre 5 - 40 por cento e são menos comuns do que o crescimento ósseo no palato, conhecido como tórus palatino. São mais comuns nos países da Ásia, e ligeiramente mais comum em indivíduos do sexo masculino. Nos Estados Unidos, a prevalência é de 7% - 10% da população com resultados semelhantes entre negros e brancos.
Acredita-se que os tórus são causados por diversos fatores. Eles são mais comuns no início vida adulta e estão associados com bruxismo. O tamanho pode variar ao longo da vida, e, em alguns casos, pode ser grande o suficiente para tocar uns aos outros na linha média da boca. Por conseguinte, acredita-se ocorrem por influências locais e não são exclusivamente sobre influências genéticas.
Na maioria dos casos não há necessidade de intervenção cirúrgica, somente em situações que este crescimento ósseo dificulta a adaptação de próteses."


Fonte: Wikipédia