A DENTISTA

FACETAS ESTÉTICAS E MICROABRASÃO DO ESMALTE



Caso clínico desafiador! 

Queixa principal: Paciente insatisfeita com a estética dos dentes anteriores.

Diagnóstico: fluorose 

Fluorose dentária são manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes, por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L e em trabalhadores da indústria de flúor.
Wikipédia

Tratamento proposto: Facetas estéticas nos elementos antero superiores e microabrasão nos demais dentes acometidos pela fluorose.

Faceta é um procedimento muito atual, dentro do contexto de perfeição estética de sorrisos que expressam saúde, sucesso e juventude.
Tecnicamente o procedimento parece simples, porém considero desafiador, assim como toda a odontologia.

Na primeira consulta faço modelos de estudo, fotografo, registro a cor dos dentes.
Faço o preparo (desgaste com motor) nos dentes.
São confeccionadas facetas provisórias que o paciente usará até a conclusão do tratamento.
A escolha da cor é um passo muito importante que pode comprometer todo o tratamento, caso não seja feita com muito critério, levando em consideração detalhes como a hora do dia e iluminação do ambiente, no ato da tomada de cor.

Molda-se toda arcada superior e inferior.
Enviado os modelos para o laboratório, costumo fazer o enceramento diagnóstico, que é uma prova em cera das facetas, para avaliarmos a estética e adaptação.

Esse enceramento, nem sempre é necessário, depende de cada caso.

A protesista que irá confeccionar as facetas é o artista nesse momento do tratamento.

É necessário que o TPD esteja inteirado de tudo que envolve o tratamento, as fotos inicias e modelos de estudo são de extrema importância para se manter o padrão original, quando é pedido pelo paciente.

A última consulta será a cimentação das facetas, cimentação adesiva que garante retenção, estética e segurança ao trabalho.

Pode haver necessidade de mais consultas, caso algum detalhe tenha que ser corrigido.

Vale lembrar que a excelência é o alvo, mas perfeito somente o dente natural, feito pelo nosso Criador.
Parece desnecessário esse comentário, mas muitos pacientes nutrem uma expectativa irreal sobre o resultado final do tratamento, gerando insatisfação.
Por causa dessas fantasias de perfeição, gosto de ter uma conversa bem esclarecedora com o paciente já no primeiro contato para que ele esteja ciente de toda técnica, riscos, vantagens e desvantagens do tratamento.




"Claro que devemos tentar atingir a perfeição, desde que tenhamos na mente que ela é inatingível."
 Aldo Novak